Histórico

Sobre A Medicina Hospitalar
A medicina hospitalar teve, a sua definição inicial publicada em 1996, por Wachter e Goldman, no The New England Journal of Medicine, em um editoral que descreveu o papel crescente de médicos que dedicavam a maior parte de sua atuação ao cuidado de pacientes hospitalizados.
Até então, o cuidado dos pacientes internados era prestado por seus médicos da atenção primária. Porém, com a crescente pressão por produtividade, diminuição do tempo de internação e dos custos hospitalares, os médicos de suas clínicas ambulatoriais tinham, a cada dia, menos interesse em prestar este tipo de assistência. Simultaneamente, houve uma crescente pressão pública pela melhoria no cuidado dos pacientes hospitalizados.
Além disso, a crescente complexidade clínica dos pacientes também foi determinante, uma vez que, com o aumento da idade populacional, os pacientes passaram a ter mais comorbidades, tornando o cuidado hospitalar mais complexo, e, então, melhor praticado pelo médico cujo foco é o paciente hospitalizado em seu contexto agudo.
Neste contexto, o crescimento de médicos hospitalistas ocorreu de forma acelerada nos EUA durante os anos de 1990 e 2000, visando melhoria da assistência e da segurança aos pacientes internados. Assim, com crescimento sem precedentes na história das especialidades médicas dos EUA, o número de médicos hospitalistas saiu de menos de 5.000, em 1999, para mais de 40.000, em 2013, e mais de 50.000, em 2016.
 


Cronologia da Medicina Hospitalar no Brasil

2007: ocorre o primeiro evento científico de medicina hospitalar no Brasil, em Porto Alegre, em parceria com a Mayo Clinic.

2007: fundado o Capítulo Brasileiro da Society of Hospital Medicine (SHM), sendo publicado o primeiro artigo internacional sobre medicina hospitalar no Brasil na prestigiada revista The Hospitalist.

2008: criada a Sociedade Brasileira de Medicina Hospitalar (SOBRAMH).

2008: I Congresso Brasileiro de Medicina Hospitalar, em Gramado/RS.

2010: Congresso Pan-americano de Medicina Hospitalar, em Florianópolis/SC.

2014: II Congresso Brasileiro de Medicina Hospitalar, em Porto Alegre/RS.

2016: Encontro Anual Médico Hospitalista e ACP Brasil em São Paulo/SP.

2017: Ocorrerá o III Congresso Brasileiro de Medicina Hospitalar, em Maceió em parceria com a Santa Casa de Maceió.

Fale Conosco

Contato

Fone

(82) 3231-8238 / WhatsApp 99999-2672

Secretaria