Transição do cuidado com APS

 

workshop

 

Data: 16/11/2017
Horário: 08:30 as 12:00h com intervalo de 15 minutos.

Valor da inscrição: R$ 50,00 para não inscritos do congresso.

Incrições gratuitas para já inscritos no congresso principal ou workshop de gestão hospitalar.

Vagas limitadas

 

A Transição do Cuidado (TC) é definida como um conjunto de ações destinadas a assegurar a coordenação e a continuidade dos cuidados de saúde à medida que os pacientes se transferem entre diferentes locais ou diferentes níveis de atendimento no mesmo serviço de saúde. Existem várias evidências na literatura demonstrando que estratégias e intervenções de TC reduzem as taxas de readmissão hospitalar.

A transição não planejada do hospital para o domicílio pode expor os pacientes a eventos adversos durante o período pós-alta e acarretar em reinternações e maior custo ao sistema de saúde. Os déficits em comunicação na alta hospitalar são comuns e informações precisas sobre eventos hospitalares importantes geralmente são transmitidas de forma ineficaz para os profissionais da Atenção Primária a Saúde (APS). Um conjunto de ações, Discharge bundles, como a educação do paciente, planejamento de alta estruturada, reconciliação de medicamentos e visitas de acompanhamento ou chamadas telefônicas após a alta são estratégias que oferecem apoio aos pacientes, facilitam a transferência de informações para os profissionais da APS e evitam reinternações.

O processo de alta estruturada, também denominada de alta segura, planejada ou qualificada é destinado principalmente aos pacientes com condições de saúde complexas, idosos com doenças crônicas e esquemas terapêuticos complexos que recebem cuidados de muitos serviços e transitam com frequência em diferentes ambientes de cuidados em saúde.

Palestrantes:

Kátia Macário Santos Quintiliano

Médica de Família e Comunidade com Pós graduação em aperfeiçoamento em Cuidados Paliativos pelo Instituto Paliar- SP. Mestranda do mestrado Profissional de Ensino na Saúde pela Faculdade de Medicina-UFAL. Docente auxiliar da faculdade de medicina da Universidade Federal de Alagoas. Docente assistente da Faculdade de medicina do Centro Universitário Tiradentes. Médica da Empresa Provence Assistência Domiciliar (Home Care).

Presidente da Associação Alagoana de Medicina de Família e Comunidade.

Tema: A transição do cuidado em cuidados paliativos do SAD para APS.

 

Diani de Oliveira Machado

Possui Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem pelo Centro Universitário Franciscano (2005). Especialização em Saúde Coletiva pelo Centro Universitário UNINTER (2007). Especialização em Urgência e Emergência pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009) e Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016). Atualmente é participante do NEESFAC da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e enfermeira da Comissão de Pele do Hospital Nossa Senhora da Conceição.

Tema: Planejando a alta hospitalar.

 

Sati Jaber Mahmud

Médico de Família e Comunidade. Coordenador do Programa de Atenção Domiciliar do Grupo Hospitalar Conceição - Melhor em Casa. Porto Alegre-RS.

Tema: Do hospital para o domicilio.

Fale Conosco

Contato

Fone

(82) 3231-8238 / WhatsApp 99999-2672

Secretaria